Estrutura RH Estratégico

  • Treinamentos mal planejados, ineficazes e sem alinhamento com a estratégia e desafios de cada área.

  • Não há um plano de treinamento e desenvolvimento para líderes e colaboradores.

  • Ausência de métricas claras para avaliar a efetividade dos treinamentos.

  • Políticas de gestão de pessoas indefinida.

  • Inconsistências nos processos de recrutamento e seleção e de onboarding.

  • Inexistência ou ineficácia na gestão de cargos e salários.

  • Inexistência de critérios claros para progressão e promoção de carreira.

  • Contratação de pessoas inadequadas.

Como a Estrutura RH Estratégico pode solucionar os desafios da gestão de pessoas

  • Sistemas de avaliação genéricos que não refletem as competências específicas de cada cargo.

  • Feedbacks insuficientes e mal estruturados e falta de um plano de ação claro pós-avaliação.

  • Dificuldade em identificar as competências essenciais para cada função.

  • Contratações e promoções baseadas em critérios subjetivos, sem foco nas competências.

  • Falta de clareza sobre os pontos fortes e fracos dos colaboradores.

  • Desalinhamento entre as competências dos colaboradores e os requisitos dos cargos.

  • Liderança desorientada sobre as tarefas e entregas de cada cargo.

  • Desalinhamento entre a cultura organizacional e a estratégia.

  • Resistência dos líderes a mudanças culturais.

  • A ideologia (missão, visão e valores) da empresa não é conhecida e/ou praticada.

  • Não há um código de conduta para a liderança.

  • Clima de trabalho marcado por negatividade, desrespeito e alta rotatividade.

  • Falta de clareza sobre as aptidões, dificuldades e estilos de cada colaborador.

  • Dificuldade em formar equipes eficazes devido à incompatibilidade de perfis.

  • Falta de estratégias para liderar diferentes perfis comportamentais.

  • Decisões sobre pessoas baseadas em achismos e não em dados concretos.

  • Falta de fontes de dados sobre as pessoas da organização.

  • Desconhecimento dos talentos ocultos e potenciais dos colaboradores.

  • Estrutura de cargos e salários indefinida ou inconsistente.

  • Falta de critérios claros para promoções e aumentos.

  • Percepção de injustiça salarial, gerando desmotivação e perda de talentos.

  • Inconsistência nas descrições e responsabilidades dos cargos.

  • Dificuldades da liderança em lidar com dúvidas e inconsistências.

  • Competitividade salarial abaixo do mercado.

Diretrizes Oktos

Desenvolvemos uma estrutura de cargos e salários com uma política e critérios coerentes para progressão, promoções e remuneração, fortalecendo a atração e retenção de talentos e promovendo a equidade interna. Assim, aumentamos o senso de justiça e o engajamento, além de alinhar as expectativas dos colaboradores aos objetivos da empresa.

Diretrizes Oktos

Estruturamos a gestão de dados dos colaboradores (People Analytics) para apoiar decisões da liderança e RH baseadas em dados reais, melhorando a gestão de talentos e eliminando decisões baseadas em suposições.

Principais Desafios com Gestão de Cargos e Salários

Principais Desafios com Dados e Decisões sobre Pessoas (People Analytics)

Principais Desafios com o Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas

Principais Desafios Sobre Políticas e Processos de Gestão de Pessoas

Diretrizes Oktos

Estruturamos políticas de gestão de pessoas e desenvolvemos processos consistentes dos subsistemas de RH, tais como treinamento e desenvolvimento, recrutamento e seleção, onboarding, avaliações de desempenho, cargos e salários e gestão de dados de desempenho e potencial (People Analytics).

Principais Desafios Sobre Cultura Organizacional e Liderança

Diretrizes Oktos

A Cultura Organizacional é analisada, sob a perspectiva da identidade e da estratégia da empresa. Capacitamos os líderes para incorporar essa cultura de maneira eficaz, promovendo um ambiente de trabalho mais engajado, produtivo e inovador.

Principais Desafios Sobre Competências e Alinhamento Funcional

Diretrizes Oktos

Realizamos o alinhamento das competências aos cargos, estabelecendo critérios objetivos para promoções, contratações, treinamentos e avaliações de desempenho. Com isso, a liderança é capaz de tomar decisões mais eficazes, maximizando os resultados.

Principais Desafios Sobre Avaliações de Desempenho

Diretrizes Oktos

Estruturamos Avaliações de Desempenho adequadas à realidade da empresa, capacitando líderes e colaboradores para desenvolverem feedbacks construtivos e planos de ação que promovem o desenvolvimento de todos.

Principais Desafios para Formação de Equipes com Estilos Diversos

Diretrizes Oktos

Aplicamos a ferramenta DISC para ajudar a liderança a entender os diferentes perfis comportamentais, facilitando a comunicação, integração de equipes diversas, gestão de conflitos e o aproveitamento mais eficaz dos talentos individuais.

Diretrizes Oktos

Implementamos a Gestão de Treinamento e Desenvolvimento focada em competências, alinhada à estratégia, com programas eficazes baseados em necessidades reais e métricas claras para avaliar resultados das ações.

Principais Desafios com Treinamentos Externos

  • Dependência excessiva de consultores externos para treinamentos.

  • Treinamentos genéricos, muitas vezes distantes dos reais problemas.

  • Falta de continuidade e consistência nos programas de treinamento.

  • Alto custo e tempo excessivo dos treinamentos realizados.

  • Não aproveitamento da experiência dos colaboradores de melhor desempenho.

  • Pouca implementação e efetividade do que foi treinado.

Diretrizes Oktos

Capacitamos Multiplicadores Internos para desenvolver e conduzir treinamentos alinhados às necessidades específicas da empresa, reduzindo custos, aumentando o engajamento e promovendo uma cultura de aprendizado contínuo.

Desenvolva uma Cultura Organizacional de Alta Performance com líderes legítimos e pessoas engajadas e capacitadas
e alcance Resultados Excepcionais.

Transforme o RH em uma Força Estratégica

A estruturação do RH Estratégico desenvolvida pela Oktos é fundamentada na gestão por competências, o que assegura a conexão dos principais componentes da área de Recursos Humanos com a estratégia da empresa.
  • Gestão Estratégica de T&D

  • Padronização dos Processos dos subsistemas de RH

  • Diagnóstico e realinhamento da Cultura Organizacional

  • Mapeamento de Competências e Alinhamento Funcional

  • Avaliação de Desempenho por Competências

  • Análise de Perfil Comportamental (DISC)

  • Gestão de Dados de Desempenho e Potencial (People Analytics)

  • Estruturação da Gestão de Cargos e Salários

  • Formação de Multiplicadores de Treinamento

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como o Programa
RH Estratégico pode te auxiliar.