Estrutura RH Estratégico
Treinamentos mal planejados, ineficazes e sem alinhamento com a estratégia e desafios de cada área.
Não há um plano de treinamento e desenvolvimento para líderes e colaboradores.
Ausência de métricas claras para avaliar a efetividade dos treinamentos.
Políticas de gestão de pessoas indefinida.
Inconsistências nos processos de recrutamento e seleção e de onboarding.
Inexistência ou ineficácia na gestão de cargos e salários.
Inexistência de critérios claros para progressão e promoção de carreira.
Contratação de pessoas inadequadas.
Como a Estrutura RH Estratégico pode solucionar os desafios da gestão de pessoas
Sistemas de avaliação genéricos que não refletem as competências específicas de cada cargo.
Feedbacks insuficientes e mal estruturados e falta de um plano de ação claro pós-avaliação.
Dificuldade em identificar as competências essenciais para cada função.
Contratações e promoções baseadas em critérios subjetivos, sem foco nas competências.
Falta de clareza sobre os pontos fortes e fracos dos colaboradores.
Desalinhamento entre as competências dos colaboradores e os requisitos dos cargos.
Liderança desorientada sobre as tarefas e entregas de cada cargo.
Desalinhamento entre a cultura organizacional e a estratégia.
Resistência dos líderes a mudanças culturais.
A ideologia (missão, visão e valores) da empresa não é conhecida e/ou praticada.
Não há um código de conduta para a liderança.
Clima de trabalho marcado por negatividade, desrespeito e alta rotatividade.
Falta de clareza sobre as aptidões, dificuldades e estilos de cada colaborador.
Dificuldade em formar equipes eficazes devido à incompatibilidade de perfis.
Falta de estratégias para liderar diferentes perfis comportamentais.
Decisões sobre pessoas baseadas em achismos e não em dados concretos.
Falta de fontes de dados sobre as pessoas da organização.
Desconhecimento dos talentos ocultos e potenciais dos colaboradores.
Estrutura de cargos e salários indefinida ou inconsistente.
Falta de critérios claros para promoções e aumentos.
Percepção de injustiça salarial, gerando desmotivação e perda de talentos.
Inconsistência nas descrições e responsabilidades dos cargos.
Dificuldades da liderança em lidar com dúvidas e inconsistências.
Competitividade salarial abaixo do mercado.
Diretrizes Oktos
Desenvolvemos uma estrutura de cargos e salários com uma política e critérios coerentes para progressão, promoções e remuneração, fortalecendo a atração e retenção de talentos e promovendo a equidade interna. Assim, aumentamos o senso de justiça e o engajamento, além de alinhar as expectativas dos colaboradores aos objetivos da empresa.
Diretrizes Oktos
Estruturamos a gestão de dados dos colaboradores (People Analytics) para apoiar decisões da liderança e RH baseadas em dados reais, melhorando a gestão de talentos e eliminando decisões baseadas em suposições.
Principais Desafios com Gestão de Cargos e Salários
Principais Desafios com Dados e Decisões sobre Pessoas (People Analytics)
Principais Desafios com o Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
Principais Desafios Sobre Políticas e Processos de Gestão de Pessoas
Diretrizes Oktos
Estruturamos políticas de gestão de pessoas e desenvolvemos processos consistentes dos subsistemas de RH, tais como treinamento e desenvolvimento, recrutamento e seleção, onboarding, avaliações de desempenho, cargos e salários e gestão de dados de desempenho e potencial (People Analytics).
Principais Desafios Sobre Cultura Organizacional e Liderança
Diretrizes Oktos
A Cultura Organizacional é analisada, sob a perspectiva da identidade e da estratégia da empresa. Capacitamos os líderes para incorporar essa cultura de maneira eficaz, promovendo um ambiente de trabalho mais engajado, produtivo e inovador.
Principais Desafios Sobre Competências e Alinhamento Funcional
Diretrizes Oktos
Realizamos o alinhamento das competências aos cargos, estabelecendo critérios objetivos para promoções, contratações, treinamentos e avaliações de desempenho. Com isso, a liderança é capaz de tomar decisões mais eficazes, maximizando os resultados.
Principais Desafios Sobre Avaliações de Desempenho
Diretrizes Oktos
Estruturamos Avaliações de Desempenho adequadas à realidade da empresa, capacitando líderes e colaboradores para desenvolverem feedbacks construtivos e planos de ação que promovem o desenvolvimento de todos.
Principais Desafios para Formação de Equipes com Estilos Diversos
Diretrizes Oktos
Aplicamos a ferramenta DISC para ajudar a liderança a entender os diferentes perfis comportamentais, facilitando a comunicação, integração de equipes diversas, gestão de conflitos e o aproveitamento mais eficaz dos talentos individuais.
Diretrizes Oktos
Implementamos a Gestão de Treinamento e Desenvolvimento focada em competências, alinhada à estratégia, com programas eficazes baseados em necessidades reais e métricas claras para avaliar resultados das ações.
Principais Desafios com Treinamentos Externos
Dependência excessiva de consultores externos para treinamentos.
Treinamentos genéricos, muitas vezes distantes dos reais problemas.
Falta de continuidade e consistência nos programas de treinamento.
Alto custo e tempo excessivo dos treinamentos realizados.
Não aproveitamento da experiência dos colaboradores de melhor desempenho.
Pouca implementação e efetividade do que foi treinado.
Diretrizes Oktos
Capacitamos Multiplicadores Internos para desenvolver e conduzir treinamentos alinhados às necessidades específicas da empresa, reduzindo custos, aumentando o engajamento e promovendo uma cultura de aprendizado contínuo.
Desenvolva uma Cultura Organizacional de Alta Performance com líderes legítimos e pessoas engajadas e capacitadas
e alcance Resultados Excepcionais.
Transforme o RH em uma Força Estratégica
A estruturação do RH Estratégico desenvolvida pela Oktos é fundamentada na gestão por competências, o que assegura a conexão dos principais componentes da área de Recursos Humanos com a estratégia da empresa.
Gestão Estratégica de T&D
Padronização dos Processos dos subsistemas de RH
Diagnóstico e realinhamento da Cultura Organizacional
Mapeamento de Competências e Alinhamento Funcional
Avaliação de Desempenho por Competências
Análise de Perfil Comportamental (DISC)
Gestão de Dados de Desempenho e Potencial (People Analytics)
Estruturação da Gestão de Cargos e Salários
Formação de Multiplicadores de Treinamento